Páginas

Esta foi a maneira que encontrei de dividir com vocês minhas alegrias, emoções, meus anseios, dúvidas, questionamentos,.. enfim, dividir um pouco de mim, afinal, ser mulher, mãe e esposa, não é fácil e eu não vim com manual de instruções!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Normal ou Cesárea? Agora surgiu a dúvida!

Não sei explicar o motivo, mas hoje comecei a refletir sobre o Parto Normal e a Cesárea. Sempre, desde a Olívia, tive a convicção que queria o PN pois como o nome já diz, é o normal e tudo é melhor! Porém, hoje fiquei com a pulga atrás da orelha, pensando sobre a Cesárea e confesso que fiquei na dúvida.
Primeiro porque o Xuxu esta trabalhando em SJC e aqui, então, fico preocupada, afinal, vai que minha bolsa estoura e ele esta lá? Da última vez que fiquei internada por causa da inflamação que fiquei na trompa (uns 2 meses antes de engravidar da Manuela), ele estava lá e chegou aqui em menos de 1h30, mas alguns dias depois, algumas multas de velocidade também chegaram em casa! Fico preocupada, pois não consigo nem pensar se alguma coisa acontece com ele, dirigindo nervoso por mais de 200km. Outra coisa é que com cesárea não temos surpresa, nem eu, nem a médica, marcamos um dia, uma hora e pronto. Já sobre a recuperação eu não sou exatamente a melhor pessoa para falar, afinal, tive que me recuperar da última vez dos pontos e das cicatrizes do coração, fora que tive reação a anestesia e fiquei com uma dor de cabeça horrenda e quase tive que voltar ao hospital para tomar anestesia novamente. Meus pontos não inflamaram graças a Deus e a cicatrização foi muito boa. 
Já o PN a dor acontece durante o trabalho de parto e o nascimento do bebê, depois tudo fica mais tranquilo e a recuperação é bem melhor, fora que li algumas reportagens dizendo que o leite desce mais rápido, nosso corpo volta com mais facilidade e que a recuperação é bem melhor! (sobre esse tipo de parto não posso dizer) Só me preocupo com o fato de ter feito uma cesárea há pouco tempo, pois também li que precisamos esperar um tempo mínimo para engravidar novamente pois os pontos podem "estourar" antes e principalmente durante o trabalho de parto (devido a força que a mulher faz). Eu conversei com a Dra. sobre isso e ela disse que é muito difícil acontecer e de acordo com meus exames minha cicatrização interna também esta muito boa, então que até o momento eu não deveria me preocupar com isso.

Sexta tenho consulta e vou questioná-la mais uma vez sobre o PN e PC, vamos ver o que ela fala e fico aguardando as experiências das minhas amigas para poder decidir o que é melhor para a mamãe aqui e a Manuela.

Me desculpem se falei alguma bobeira, mas como prometi que não vou ficar pesquisando essas coisas na net, estou dizendo sobre coisas que li há um tempo. Prefiro não ficar pesquisando nada sobre gestação, pois posso encontrar alguma coisa que não é tão legal assim e não quero me afetar com essas besteiras que algumas pessoas colocam na rede!

Com carinho,

Roberta
"nosso amor é como o vento: não posso ver, não posso tocar, mas posso sentir!"

16 comentários:

  1. Você faz certissimo em não ficar pesquizando bobagens!
    A minha cesaria foi ÓTIMA, me recuperei bem rápido, e voltei a forma rapidinho também!!
    Mais isso vai de cada um neh??
    Não sei o que aconselhar, porque como você disse você passou por uma a pouco tempo, e pode ser que esteja mais frágil mesmo.
    Conversa muito com a GO, só ela vai saber o melhor pra ti.
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Roberta, nunca passou pela minha cabeça ter um parto cesárea. O Bruninho foi normal, com anestesia e foi super tranquilo, a recuperação super rápida. Ele ficou internado por 4 dias e eu ia ao hospital amamentá-lo, não tive resguardo e me sentia super bem, no dia seguinte eu estava ótima. A Duda foi parto natural, sem anestesia amiga, na raça. Senti tanta dor na hora que nem acreditava que seria capaz de suportar, mas, depois da cesárea do Júnior é que fui descobrir o que é dor de verdade, mal conseguia levantar da cama, quase me rastejei pelos 13 dias que fiquei com ele na uti, tbm tive reação alérgica e a dor de cabeça era absurda, a dor no local da cirurgia, enfim... nunca vi algo parecido, mas como vc falou, não era só a dor física, eram tbm as dores no coração e assim permaneci por mais de três meses. Hoje, se eu pudesse escolher, teria 10 partos naturais ao invés de uma cesárea, mas,tenho amigas que passaram por cesárea e não sentiram metade do que eu senti e a recuperação foi super tranquila, por ter sido em situações completamente diferentes. Tudo depende também do que for melhor para você. Converse bastante com a GO, se você estiver tranquila e segura, certamente escolherá o melhor. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Então Rô,numca passei pelo parto normal,mas estou convecida em tentar, porque a cesária que fiz, demorei muito pra me recuperar. Talvez porque não fiz repouso direitinho, mas confesso que me arrependi.Mas sabe uma forma que vai te ajudar a decidir? Peque todos os prós e os contra e coloque na balança...oque pesar mais, você vai saber decidir oque será melhor pra vocês duas.
    Beijão carinhoso
    Da Graci

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta não conhecia seu blog, vim lá do encontro entre comadres.
    ENfim eu passei por uma cesária de emergência, não foi o que eu planejei eu fiz indução para parto normal só que no processo o cordão enrolou no pescoço da Libi e o coracaozinho dela diminuiu os batimentos e não voltava ao normal, então em 10min me fizeram a cesária, eu não ha vi pois recebi anestesia geral, foi doido mas do primeiro momento me levantei e andei mesmo com toda dor. Eu acho que cesaria é pra casos como o meu uma emergencia, sou adepta do normal apesar de não ter vivido, e estou planejando a proxima gravidez e vou tentar normal de novo, mas cada um faz aquilo que acha melhor né!!!!!
    http://crescendocomlibi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Ham, eu nunca tive um bebê e sempre dou as opiniões baseadas na recuperação das pessoas a minha volta e também pelo que leio... Minha irmã mais nova teve 2 filhas de parto normal e sem complicações, já a mais velha teve 2 meninos por cesárea, isso porque foi obrigada devido a ser hipertensa e pré diabética, porém a inflamação nos pontos foi um ponto negativo... Eu desejo muito poder ter o meu filhote por parto normal. Muitas vezes a vontade é essa, mas as coisas tomam um rumo diferente e é obrigatória a cesárea. Acho que se não tiver nenhum problema seria viável sim o parto normal... de fato o leite desce mais rápido e a dor é compensada pela recuperação que é tão rápida... converse com a médica sim, tire suas dúvidas e veja o que é melhor... Um beijinho linda, beijo na pança!

    Cheila

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro !
    Olha eu tinha medo do PN não pelas dores ou por mim, mas pela Julia mesmo, pelos imprevistos que podem surgir, e o meu marido tb, tinha pavor de PN, depois da filho de uma amigo falacer na hora do parto....e a Julia tb era enorme, nasceu com 4,365 e isso podia gerar algum desconforto para ela na hora do parto.
    Então nem pendei em mim, na recuperação, peso e essas coisas, optei pelo PC por ela mesmo.
    E foi muito tranquilo, nem parecia que tinha feito uma cirurgia, graças a Deus foi tudo otimo.

    bjusss

    ResponderExcluir
  7. Ro,
    Eu fiz Cesárea, a minha foi ótima, emocionante etc, a recuperação tb. Mas mesmo assim tenho em mente que o mais saudável é sim o PN....
    Agora, falemos de você!
    Um PN costuma demorar, você acha mesmo que terá calma e serenidade para aguentar 6 horas ou mais de trabalho de parto? Não por que vá dar errado qualquer coisa, isso não, mas por que eu imagino que se é um momento emocionante para qualquer mãe, IMAGINA pra você, depois das emoções passadas com a Olívia.... Eu acho que com uma cesárea você terminará o parto mais rápido e verá logo como a Manu é linda e saudável... sei lá, estou tentando pensar como se eu fosse você....

    mas uma coisa é fato seja de um jeito ou de outro a Manu vai vir ao mundo por tanto não esquente a cachola amiga....

    beijos
    Bru e Pedrinho

    ResponderExcluir
  8. Eu estou nessa polemica pois vai completar dois anos justamente em julho quando está previsto o nascimento do bebe e o meu médico me aconselhou pegar um protocolo com a descrição da cirurgia pra saber exatamente o local da incisão e só assim ele me orientar se devo ou não tentar o normal.Eu quero muito ter normal dessa vez mas me bate um medo de romper o útero na hora da contração...mesmo que ele me fale que é seguro eu vou ficar com a pulga atrás da orelha,eu sinto um medo gigante de acontecer essa ruptura e acho que vou optar novamente pela cesária pra garantir,apesar de ter sentido dores que me diziam não existir na cesária....

    Acho que é diferente pra cada pessoa né ,conversa bastante com a médica e ela vai te ajudar a tomar essa decisão.

    Um abraço!
    Bejinhos....

    ResponderExcluir
  9. Amiga, não acho que vc deva ter medo da ruptura do útero, pois como sua médica falou, já está cicatrizado e é bem raro de acontecer no PN. Entretanto, sou da mesma opinião da Bru. Vc vai ter tranquilidade pra aguentar o TP?? Ele pode demorar até 24h e eu sei que o que vc mais quer é ver o rostinho da Manu logo.. um PN vai significar paciência em dobro pra ver a carinha mais linda do mundo... Eu vou sempre optar por PN, pq acho que é o melhor, pra mãe e pro bebê. Eu tive que fazer cesárea com o Noah e não gostei nenhum pouco... não da cirurgia em si, mas de ser tudo muito mecânico... Entretanto, entendo hj que uma cesárea não é algo ruim.. e pode ser uma boa opção no seu caso, pelas razões que vc já colocou acima. Então, fique tranquila. A decisão que vc tomar, vai ser a melhor.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oi florzinha,
    Por aqui parte-se do principio do PN, se alguma coisa acontecer na hora (ou nao acontecer, tipo falta de dilatacao) ai sim eles fazem uma cesarea, mas sem hora marcada, eh na hora que o bebe estiver pronto pra nascer.
    Tenho rezado muito pra conseguir o PN pq pelo que percebo eh mais rapida a recuperacao, e acredito que dever ser linda a sensacao de saber que vc fez, vc gerou e vc colocou no Mundo. Nao desmereco a cesarea, mas acho que eh um procedimento cirurgico, e sendo assim, ninguem faz uma cirurgia sem precisar!
    Desculpe falar, vc perguntou!hhi

    Na ultima consulta minha medica perguntou se eu queria anestesia ou nao!Me arrepiei, pq chega uma hora que voce nao tem como fugir desse assunto...medo!hihi

    Se cuide meu Amor, coloco nas maos de Deus e tudo se resolvera!
    Bjs enormes em vc e na Manu.

    ResponderExcluir
  11. SE A GO ACHAR MELHOR O PN MUITO BEM,POREM, ACHO O PC MAIS CÔMODO.

    E JA É HR DE COMEÇAR A PENSAR MSM NÉ ROBERTA HEHE JA ESTA CHEGANDO A HR.

    EU NÃO QUERO MAIS PASSAR COM A DR. ELIANA...VOU NO DERMATINI.

    BJS

    ResponderExcluir
  12. oi querida obrigado pelo seu carinho viu...que lindo vc gravida...parabens por essas dadiva incrivel....bjinhos ore por mim heim...nao esqueça de mim...bjs

    ResponderExcluir
  13. Oiii, essa é uma duvida muito comum entre nós, que temos opção neé?!
    Mas acho que tu deve ver com teu GO, o que é melhor para vocês duas.
    Espero que tu faça a escolha certa.
    Eu optei pelo PC,e aonde eu falo p pré-natal nao me deram muita escolha.

    beijinhos e até mais

    ResponderExcluir
  14. Já está gerando na minha cabeço sobre isso, não custa pensar um pouco afinal são nossos bebes e queremos o melhor pra eles.

    Obrigada pela visita, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Estou sumida né.
    Então, você sabe que tive 3 cesáreas. A segunda e a terceira doeram logo após a anestesia acabar. Mas logo fui medicada e ficou tudo bem. Lembro de certa dificuldade pra andar, mas nada insuportável. Eu gostaria de ter tido normal com a Raíza, mas não foi possível. Então o médico me aconselhou nos dois outros á cesárea tbm. E eu achei cômodo.
    Foi tranquilo, não perdeu a magia do nascimento.
    O fato da anestesia do PN eu acredito ser arriscado, conheci duas pessoas que tiveram problemas para dar a luz por não coneguirem fazer força. Mas acho arriscado por essas duas experiências que convivi, não que seja regra geral né.
    Claro, se a GO te disser que é seguro, confia. Além do mais, ela saberá o que fazer caso alguma coisa não ocorra como previsto, certo?
    Grande beijo pra vcs.
    E feliz aniversário pro Vitão atrasado! Não tem como eu esquecer, não é? Nós não ligamos mas lembramos, sem dúvida!
    =)

    ResponderExcluir
  16. Oi flor!!!

    Eu tive a Jade e o Cadu de parto normal, mas operei para não ter mais filhos, então fiz uma laqueadura, foi uma cesária, e constatei uma coisa: eu tiro o chapéu pra quem tem parto cesária e cuida do bebê, pois aff não é fácil, pois tem as crises de riso, de tosse, o medo de se esticar, adamos até meio arcadas com medo dos pontos abrir e fora q qualquer coisa ele dói.
    Já o normal... já saímos da mesa de parto super bem, só temos q tomar cuidado, pois nos sentimos tão bem q queremos fazer td, mas não é bem assim, temos q cuidar do resguardo direitinho para não ficar com nenhum problema, afinal dizem os antigos q para curar um resguardo mal guardado , só no próximo reguardo, rsrsrs, se é verdade não sei, mas se podemos fazer td certinho, vamos fazer, ou seja td ajuda será bem vinda, e assim terás mais tempo para cuidar da princesinha.
    Mas rô não se preocupe com essas questões pois deus já sabe o q será melhor pra vc's e na hora certa te mostrará!

    Bjus e fica tranquila *-*

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe um recadinho. Sua opinião é importante para mim e eu adoro quando você comenta! =)