Páginas

Esta foi a maneira que encontrei de dividir com vocês minhas alegrias, emoções, meus anseios, dúvidas, questionamentos,.. enfim, dividir um pouco de mim, afinal, ser mulher, mãe e esposa, não é fácil e eu não vim com manual de instruções!

sexta-feira, 23 de março de 2012

"Decidi" sobre o melhor tipo de parto para Manuela e eu

Oi pessoas tudo bem?

Como havia dito aqui estava com muitas dúvidas sobre que tipo de parto seria melhor. Depois de muito pesquisar, conversar com outras mães, profissionais e principalmente comigo mesmo, decidi, quero Parto Normal e vou explicar porque.
Durante a gestação da Olívia essa também era minha vontade, porém por falta de acompanhamento e principalmente de informação, acabei passando por uma cesárea que hoje ao meu ver foi desnecessária, mas certeza mesmo, creio que jamais terei, mas enfim, dessa vez pode e se Deus quiser vai ser diferente, estou me preparando e terei um Parto Normal, afinal, minha experiência com a Cesárea não foi nada boa!

Semana passada eu e o Xuxu fizemos um "Curso para Casais Grávidos - A caminho do Parto" no Namaskar Yoga com a Adriana Vieira e a Doula Rose. Foi ótimo! Muito esclarecedor e informativo. Os papais presentes, puderam perceber como são importantes e essenciais durante a gestação e trabalho de parto. Também descobri que ficar deitada durante o TP não ajuda em nada a dilatação e que ao invés de ficar deitadinha, devemos andar, agachar e levantar, tomar banhos para aliviar a dor da contração, tentar relaxar ao máximo para não interromper o TP, enfim, tentar aproveitar ao máximo cada momento e com isso adiantar o processo de dilatação. (isso foi o que mais fixou pra mim!) Aprendemos técnicas de Yoga para aliviar as dores e relaxar. Técnicas de respiração para antes e durante o TP e também exercícios para expulsão. Foi muito legal mesmo!

Agora voltando á minha decisão... sei que 99% esta pensando que sou louca por querer Parto Normal, mas vou esclarecer os motivos pelo qual decidi.
1) Não quero fazer outra cirurgia - Toda cirurgia independente do tamanho e gravidade oferece risco. A todo momento assistimos nos jornais sobre mulheres que foram fazer uma lipo ou colocar silicone por exemplo e não saíram com vida. Uma cirurgia é sempre arriscada!
2) Não quero ficar com meus braços "amarrados" sem poder pegar minha filha no colo assim que ela nascer e abraça-la 
3) A reação que tive da anestesia me impossibilitaria de cuidar da Manuela pelo menos nos primeiros 4 dias.
4) Quero que a Manuela decida a hora que esta pronta pra vir ao mundo e não quero marcar nada.
5) Quero que ela venha ao mundo da maneira mais natural do mundo e não que esteja lá bem quietinha e de repente alguém vai lá sem avisar e literalmente arranca ela do quentinho da minha pança (foi isso que senti quando tiraram a Olívia daqui de dentro)
6) O nome já diz tudo NORMAL -  não sei porque as pessoas se assustam tanto com esse tipo de parto. Se a maneira de fazer foi  "normal e natural" porque não completar esse ciclo dessa maneira também?
7) Quero sentir a dor do Parto - Gente, eu senti a pior dor do mundo que é perder um filho. Uma dor que vem da alma e não existe analgesia possível de curar, sentir a dor do parto para receber meu maior presente é fichinha perto do que vivi (e vivo ainda hoje), mas se for possível e necessário farei analgesia sim!
8) Quero estar bem para cuidar da Manuela desde os primeiros segundos de vida dela aqui fora conosco. Não quero depender das pessoas como aconteceu da outra vez (e olha que nem bebê havia)

Só não posso deixar de dizer que fiz uma cesárea a 1 ano e 3 meses e esta muito recente, tive complicações na outra gestação e por isso, quero o melhor pra mim e minha filha. Claro que se não ouver outra alternativa além da cesárea, então farei, mas enquanto puder decidir, minha decisão é o Parto Normal e todas as noites oro a Deus para fazer o que for melhor para nós duas! Minha parte estou fazendo. Curso, exercícios, acompanhamento com Doula e GO, exames,... enfim, tudo o que esta ao meu alcance, o resto esta nas mãos Daquele que me presenteou com essa princesa que ela em meu ventre e cuja o nome já diz tudo Manuela - Deus esta conosco!

Pra quem se interessar, vou deixar uma reportagem do Programa Mais Você de 04/05/2011. É muito interessante e a Adriana Vieira que ministrou o curso junto com a Rose aparece nele! Vale a pena dar uma olhada!



OBSERVAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: Sua opinião é muito importante, mas por favor, respeite a minha também ok? Eu respeito a todas que escolheram fazer Cesariana e seus motivos e não julgo ninguém por causa disso, gostaria que me respeitassem também, tudo bem? Pode ser? Tranquilo? hehehe

Ah! E se você acha que sou louca por escolher o Parto Normal, espere só até ler os próximos posts! HAuHauHauHAuhuahAUhUAhUA (gargalhando muito!) rsrs

Com carinho,

Roberta
"nosso amor é como o vento: não posso ver, não posso tocar, mas posso sentir!"

21 comentários:

  1. Nao te acho louca, louca mesmo eh quem opta pela cirurgia sem realmente precisar dela. Voce esta mais do que certa, o que custa tentar?Tudo vai dar muito certo, e nao tenho duvidas disso, falta pouquissimo para voce ter nos bracos essa delicinha que sera a Manuela.
    Cuide-se e tenha um lindo final de semana.
    Beijos nossos.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, apoiadissima. Não tem nada de louca em optar pelo Parto Normal. Deus estará cuidando de ti. Eu apoio totalmente o PN, e também acredito que o PC é melhor em alguns casos.
    Desejo que tenhas um bom parto, que seja totalmente lindo e abençoado.
    Tbm já optei como será meu parto, mas falarei em outros post's.
    Deus abençoe e um forte abraço nosso para vocÊs.
    Rafa e Júlia

    ResponderExcluir
  3. Nossa Roberta acho ótima sua idéia tb sou a totalmente a favor do PN é realmente bem mais tranquilo, na gravidez da Sophia apesar do sofrimento de te-lá perdido tive o parto normal e amei no sentido da recuperação ter sido muito tranquila, e agora com o novo baby aqui quero muito que novamente seja um parto normal,só optarei pela cesária se for realmente necessario para o bem estar do baby, caso contrário estou contigo a favor do parto normal!!!
    Grande beijo flor, nossa e agora falta muito pouco em?!

    ResponderExcluir
  4. Eustou com vc, ainda não estou gravida mas se deus quiser logo logo ficarei e assim como vc tbm quero Parto Normal se vc é louca, maluca hahaha então amiga somos duas...
    Bjss em vc e na Manu e bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! Meu nome é Bruna, meu primeiro filho nasceu de cesaria, no meu caso, mesmo querendo muito o parto nomal, nao deu porque a minha bolsa tinha estourado , e fiquei 24 horas esperando ele nascer, como a frequencia cardiaca estava muito baixa, fiz a cesaria, 2 anos depois engravidei e continuei desejando meu parto normal, ate me perguntaram no hospital com 30 semanas se eu queria mais uma cesaria, mas continuei persistindo, estava fazendo minha parte, e o bebe encaixou direitinho e para minha felicidade meu segundo filho nasceu de parto normal!!! foi a experiencia mais gostosa do mundo, nao vou dizer que nao doeu, mas o fato de eu sentir meu filho sair de dentro de mim compensou toda a dor, q depois q ele nasceu saiu tudo, diferentemente da cesaria, que fiquei uns 10 dias sem poder me abaixar direito e fora a cicatriz q fica ne... detalhe que o meu bebe que nasceu de parto normal estava com o cordao enrolado e mesmo assim deu tudo certinho!! a minha parteira foi otima, eu so falo pra vc uma otima decisao e que Deus abencoe vcs e que de tudo certo no parto!!! estou agora a caminho do meu terceiro filho ehhehe sou treinante a partir desse mes!!! bjos

    ResponderExcluir
  6. Rô, que bom que já decidiu e você sabe que eu tenho a mesma decisão e ponto de vista né? Também sofri muito com a cesária durante e depois do parto.Adorei as dicas sobre a dilatação, vou te liga pra gente conversar MAIS sobre isso e outras cousitas más....hehehe
    Beijim

    ResponderExcluir
  7. Amiga AMEI sua decisão, como já te falei tive por cesárea, acho que foi o melhor no momento mas a vontade de PN ainda existe aqui dentro! As dores de contrações eu tive, por ter entrado em trabalho de parto antes da hora, só não tive o perído expulsivo. Em relação a dor, acho que é o de menos! A cada contração dolorida vc pensa que é um passo mais próximo de encontrar sua filha! Seu bem mais precioso! E no Pn depois que ela nasce vc vai sentir cólicas que é para sair a placenta e depois que é o útero voltando ao normal, mas é só, vc vai andar fazer o que quiser né? Está Apoiadíssima! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Olha Roberta, darei sim minha opinião. Eu tive parto normal, eu entrei em TP em casa, e foi de uma vez, de repente eu senti uma cólica forte, mais que de menstruação, e ela vinha forte e desaparecia, como ja estava nas 40 semanas eu lembrei de contar o tempo que elas vinham, e começaram de meia em meia hora e rapidamente eu ja tinha um tempo de 15 em 15 minutos, meu tampão mucoso logo apareceu e quando cheguei no hospital o médico disse que eu ja entrei em TP franco, foi muito rápido, ao contrário de outras mulheres que ficam horas...Tive uma bela ajuda da indução e confesso que essa hora é mto forte, porque as contrações vem de uma vez...Quando alcancei 6cm de dilatação o medico estimou que em 3 horas eu chegaria nos 10 cm, mas acredite, com 20 minutos tudo aconteceu, cheguei a 10 cm, fui pra sala de parto e senti a famosa "vontade de evacuar", é identico, bem o medico diz, preste atenção neste momento e o momento da explusão é questao de segundos, muito rapido. Sinceramente a dor é incalculável, e olha que sou forte, nao dei piti, nem um grito. Mas Roberta, no seu caso será um parto preparado, vc ta com doula e fazendo cursos , eu acredito que será mais fácil, mais bonito, terá mais apoio, eu acredito que sua escolha foi sábia...A recuperação do PT é relativamente rápida, no outro dia ja tomei banho e andei. Com 1 semana eu ja tava otima, mas os pontos doem simmmm, não se iluda. Então é isso Roberta, espero ter contribuído com meu relato de parto. Apoio sua escolha, eu infelizmente, mesmo sabendo dos riscos da cesarea, não poderei fugir dela, já estamos ate marcados. Um imenso abraço e confie, tudo dará certo e logo a Manuela estará aqui e seu relato de parto será incrivel...

    ResponderExcluir
  9. Oi Roberta, apesar de nós aqui fazer cesárea tbm sou a favor do PN... Eu tive uma cirurgia muito grande no abdomem a alguns poucos anos e meus obstetra descidiu pela cesárea para não haver riscos nem para mim nem para o bebê se precisar fazer alguma intervensão no momento...
    Estou tranquila sabe, mas sei que o Enzo não será meu já nos primeiros momentos, mas Deus sabe o que faz... Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Até porque linda essa é sua ultima chance de um PN... ja que depois de 2 cesárias não pode mais ser PN neh?
    Olha depois que tive o Gugu de cesarea que descobri que o melhor é eu escolher a melhor posição pra ficar enquanto estou em TP, isso é pessimo, essas informações deviam vir dos proprios profissionais!
    apoio sua decisão bjO

    ResponderExcluir
  11. eu acho q vc esta certíssima, em optar por parto normal, tive 2 filhas de parto normal, foi td calmo e tranquilo, melhor impossível, hj em dia as mulheres tem medo das dores, acho um absurdo, isso é para mulheres fracas, rsrs, nós somos fortes e corajozas, por isso parabéns pela escolha, e q o seu parto seja abençoado, q a Manu venha com muita saúde.

    ResponderExcluir
  12. Aline (mamãe da Lívia)24 de março de 2012 16:11

    Oi Roberta,

    Eu tb queria parto normal, mas como te disse a Lívia teve que nascer antes da hora, então teve que ser cesárea, sequer entrei em trabalho de parto.
    Desejo muito boa sorte para vc, apenas acho que se tudo acontecer num hospital é mais seguro, pois durante o parto normal, pode acontecer de ser necessária uma cesárea (isso não vai acontecer, mas dentro de uma maternidade em segundos se está no centro obstétrico).

    bjos Aline (mamãe da Lívia)

    ResponderExcluir
  13. Oi Roberta as minhas duas filhas nasceram de cesaria, pois a minha bolsa rompia mas eu não entrava em trabalho de parto, não tive dilatação e nem contração. Eu não tive traumas com a cesária, é dolorido mas achei bem tranquilo, não tive nenhuma complicação e cuidei das minhas duas filhas desde que cheguei em casa. Eu nunca fui fissurada por PN e nem Cesariana, deixei as coisas aconteçerem naturalmente e no meu caso a cesariana foi o melhor pra nós.
    Deus está no comando, fique tranquila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ro, vim agradecer e retribuir sua visitinha;
    Olha, apesar de não deixar recadinhos, fico ansiosa e torcendo muito por você e pela linda Manuela, tanto aqui, quanto lá no EF.
    Que Deus continue te abençoando imensamente e que tudo corra bem, ainda mais agora que estamos na contagem regressiva, torcendo pra março ir embora, abril passar voando e finalmente chegar o mês em que vamos conhecer nossas bonecas!
    Ai, como eu sonho com isso.
    Beijokas na pancinha e tudo de bom pra vocês.

    ResponderExcluir
  15. oiii demorei mas cheguei...vc deve saber q meus partos foram cesaria..por varios motivos que não vem ao caso agora...o fato ´´e que ninguem tem nada haver com a sua escolha..uma coisa que nunca esqueço de quando engravidei do meu primeiro filho que todo mundo dava palpites,ai uma vizinha falou assim é todo mundo fala o que quer e o que não quer mas não se iluda,lá na hora por mais que vc tenha acompanhante só vc participara do processo do parto e mais ninguem,só vc vai sentir as dores e tudo mais que se sente além disso a alegria de poder dar a luz uma vida a emoção de conhecer aquele ser que por nove mêses esteve dentro de vc..então deixe as pessoas falar..até porque cada ser humano é único uma coisa que foi boa pra mim pode não ser pra vc,ninguém deve jamais falar mal de tipo algum de parto pois acho que o normal não é para todas e ai se não tivesse a cesaria o que essas outras que não pode ter normal faria?estou aqui em oração para que tudo dê certo com vcs,que o parto aconteça o melhor tipo,vc esta se preparando além de fisicamente meltal também,certas coisas infelizmnete ou felizmente não podemos nos basiar em exemplos de ninguém,só vc e seu coração sabera o que é melhor agora,mas Deus e os medicos é que vão decidir na hora também.
    não se deixe estressar por comentarios maldosos.bjs.

    ResponderExcluir
  16. Como sabes, eu tive PN e foi um momento maravilhoso!
    O que mais te desejo é um parto como o meu :)
    È muito melhor para ti e para a Manuela.
    Deus vai lá estar e tudo vai correr bem :)

    ResponderExcluir
  17. oi Rô

    Cada um é cada um! Suas escolhas são suas e só vc sabe o que é melhor pra vc e pra sua família! :)

    Torço mto por vcs! :)

    ResponderExcluir
  18. OOoie!!
    Contagem regressiva mesmo hein, to até contando a sua gravidez com a de outra amiga que está previsto para a mesma época!! To achando ótimo, vivendo junto a experiência que não terei mais né rs.
    Já falei aqui, tive 3 (três) PC e não tive problemas com nenhum, só uma dor pós cirurgica, logo resolvida com analgesico quando fui pro quarto.
    Mas também optaria por PN, se tivesse sido possível.
    Enfim...
    Deus acompanhe seu parto, permaneça tranquila e conte com a gente, ok?!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi querida!
    Assim como vc eu sonho em ter um parto normal....apesar de minha experiência com a cesária não ter sido tão ruim,eu tenho medo de outra cirurgia....mas também tenho medo de outras complicações como ruptura de útero durante as contrações,mas enfim,deixo nas mãos de Deus e Ele sabe o que é melhor,se o melhor for um parto normal tudo vai acontecer da melhor forma,se não vamos para a cesária outra vez....o importante e que nossos filhos venham nascer com saúde!

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  20. Também desejo PN, mas está nas mãos de Deus e tenho certeza que será da maneira em que Ele achar melhor.

    Torço para que tenha o parto que deseja e que sua bebê venha na hora em que deseja vir, cheia de saúde e linda.

    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Pq LOUCA por querer PN?
    Louco é quem te acha louca por isso, Ro!
    Vc tem o direito SIM de escolher como quer q a Manu venha ao mundo....
    Vc está certissima!
    Te apoio em TODAS as suas decisões viu!

    Bjooos

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe um recadinho. Sua opinião é importante para mim e eu adoro quando você comenta! =)