Páginas

Esta foi a maneira que encontrei de dividir com vocês minhas alegrias, emoções, meus anseios, dúvidas, questionamentos,.. enfim, dividir um pouco de mim, afinal, ser mulher, mãe e esposa, não é fácil e eu não vim com manual de instruções!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cansaço mental e emocional

Olha, quando estava grávida, tinha muitas teorias, planos e imaginava muito coisa depois que a Manuela nascesse (a Olívia também), mas depois que se tem um bebê em casa, teorias e planos muitas vezes caem por terra e é mais ou menos isso que esta acontecendo comigo!
Não é possível imaginar o que é ter um bebê em casa, antes de realmente tê-lo. Um bebê, um marido e dois cachorros então, aí que fica mais complicado!
Antes da Manuela nascer, eu e o Xuxu fizemos muitos planos para que eles não sentissem ciúmes e os principais seriam levar uma peça de uso dela no hospital, antes que fossemos para casa, assim eles sentiriam o cheiro e ela não seria uma "estranha" para eles. Isso conseguimos! Outra coisa seria passear com eles ao menos duas vezes por dia, mas isso JAMAIS conseguimos fazer! Eu por não conseguir sair com ela e os cachorros sozinha e o Xuxu por estar trabalhando mais do que antes de ela nascer e praticamente sem tempo!

Pode não parecer, mas um bebê necessita de muita atenção e cuidado! Quando não estou amamentando, estou trocando fralda, dando banho, arrumando o quarto, as coisas do banho, lavando roupas,... e quando penso que acabou, começa tudo de novo! Também não tem um horário, todo dia é dia e toda hora é hora, quando se trata de cuidados com o bebê!

Como já disse, o Xuxu tem trabalhado muito e nos finais de semana até traz o trabalho para casa e assim poder "ficar" mais com a família e durante o dia, fico praticamente sozinha (salvo algumas exceções) e confesso que estou ficando cansada, mas não fisicamente eu diria, mas mental e emocionalmente. O Kindim ficou doente, a Cacau com muito ciúmes e todas as vezes que estou cuidando da Manuela ela quer atenção. Quer subir no meu colo, me lamber,... sempre quando estou com ela. Já o Kindim resolveu fazer xixi fora do lugar. Ele nunca deu trabalho quanto a isso, porém, desde os 8 meses de gestação ele começou a fazer suas necessidades fisiológicas fora do lugar. Todos os dias acordamos e lá esta, um Xixi enorme no meio da cozinha, sempre acompanhado de um grande e belo cocô! Quando saímos e deixamos eles sozinhos, também recebemos este "presente", mas agora, estamos todos em casa, durante o dia e sem mais nem mesmo ouvimos o barulho do Xixi. Parece uma cachoeira! Minha impressão é que ele fica segurando o xixi para poder acumular e fazer "bem feito" na cozinha ou na sala! Isso tem me irritado muito, pois sempre acontece nos momentos mais impróprios, como por exemplo, no dia que voltei da emergência com a Manuela. Ela chorando querendo mamar e quando olho no chão da sala lá estavam meus "presentes"! 

Tudo isso tem me consumido e cansado muito! Me sinto mal, pois a impressão que tenho é de uma mãe pela metade, esposa pela metade e mulher pela metade! Não consigo exercer nenhuma dessas "funções" com competência e excelência. Tudo tão diferente do que planejei. Amo ser mãe da Manuela, do Kindim e da Cacau. Amo ser esposa do Xuxu, mas não estou me amando como deveria e nem conseguindo amá-los como deveria e como realmente amo. Na verdade, acho que não consigo demonstrar todo esse amor. Sei lá!
Meu corpo esta cansado, minha mente esta cansada e não sei como descansá-los! Mesmo que fique deitada o dia todo, minha cabeça não para de pensar e para ajudar, quando acordo durante a madrugada para amamentar a Manuela estou ficando com insônia e se acordo por exemplo as 5h ou 6h, não durmo mais, mesmo que tenha dormido a 1h da manhã! 

Comecei a colocar um plano em ação. Todos os dias quando acordar para amamentar a Manuela, vou descer com o Kindim e a Cacau para uma volta rápida e assim eles farão as necessidades fora de casa (o que me deixa bem mais aliviada!). Vamos ver se vai dar certo! Também quero tirar uns cochilos com a Manuela durante o dia, mas acho que isso vai ser mais complicado, pq mesmo deitando não consigo dormir!

Vamos lá! Não posso me entregar! Foi isso que sempre quis e sonhei. Não vai ser um obstáculo simples deste que vai me tirar do caminho. Até já começo a pensar na próxima gestação! rsrsrs

Agora preciso ir, Manela acordou e esta me chamando!

Com carinho,

Roberta
"é como o vento: não posso ver, não posso tocar, mas posso sentir!"

13 comentários:

  1. Vc não é a única que está passando por isso.Também me sinto assim.Por mais que eu faça tudo (eu acho que faço)o que está ao meu alcance ,querendo sempre dar o melhor de mim, sinto que não é suficiente.
    Acho que é normal né...deve ser uma fase.
    Tomara que seja.
    Tadinhos dos seus filhos peludinhos.Os meus não ficaram assim , apenas querem mais atenção.Eu sempre saio com eles na rua.Coloco o Kenjinho no "canguru" e saio para dar umas voltas com eles aqui por perto.Eles precisam desse tempo com a gente.
    Um beijo pra vcs Ro

    ResponderExcluir
  2. Aff minha amiga....acho que vc tem que descansar mesmo...olha eu não sirvo pra isso viu...minha irmã pediu pra eu ficar com a cachorrinha dela pra ela viajar por dois ou tres dias...ela veio ontem e eu ja estou streessada....imagine ter dois cachorro então eu piro...hehehe,qto ao xixi,é de propósito aki é a mesma coisa...a cachorra anda anda pelo quintal todo e onde ela resolve fazer o tal xixi....na minha cozinha limpinha...ah que ódio!!!....a minha solução pra vc que ja tem um bb em casa...da os cachorros pra alguem de sua confiança....se não o strees vai aumentar...imagina qdo sua bb começar a andar então...ah amiga..naõ da pra fazer td ao mesmo tempo né...bjs e se acalma...ta bom,ainda que esta daki ja vai embora,hehehe...bjs

    ResponderExcluir
  3. Oieeee....hoje quero compartilhar algo que falou ao meu coração quando entrei em um site da net...Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança , acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.Porque a Fé nos faz alcançar ago que não vemos.Que voce possa ter fé em Deus pra alcançar seus objetivos...bjs te amo em Cristo...boa semana!!

    ResponderExcluir
  4. Guria, aqui em casa estou passando pela mesmo situação. Hoje fomos almoçar fora, e quando saí esqueci a porta do quarto do Enzo aberta, resultado: Todas as roupas da balaia dele e as fraldas sujas espalhadas pela casa, com vários xixi em cima de cada fralda rsrs Um horror, a cozinha mijada e com premios e a minha cachorra toda faceira me esperando e achando que rinha feito a festa e algo bonito para a mamãe... Não consigo manter a casa em ordem, começo arrumar o Enzo chora e a Wendy bagunça o que já havia arrumado... to a ponto de estourar rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga isso q está sentindo é tudo um processo de adaptação....Mesmo achando q já se passaram 2 meses do nascimento da Manuela é muito pouco ate entra no ritmo demora. Mesmo planejado tudo é diferente viver o dia dia é normal não sair da forma que planejamos.Beijo amiga logo vc se sentira melhor.

    ResponderExcluir
  6. Entendo perfeitamente, estou na mesma situação, mas sem cachorros.
    Os dias passam que eu nem vejo, sem contar que as cólicas e o refluxo tira o sono do Gustavo e de toda família.
    Tem dias que não tenho tempo nem para tirar o pijama, comer é luxo, banho só de madrugada.
    Mas apesar de tudo isso, também estou muito feliz.
    um forte abraço e força!

    ResponderExcluir
  7. Nossa me vi todinha nesse post, é bem assim mesmo!

    beijos,

    ResponderExcluir
  8. OLha flor, realmente a coisa é assim mesmo, mas tenha paciência, pois vai melhorar. Quando o Miguel nasceu há 20 meses atrás, mesmo com o apoio da minha mãe tinha dias que nem tirar a camisola eu conseguia, e a alimentação então nem se fala, o cabelo sempre preso...muitos dos momentos nos primeiros meses só conseguimos perceber através das fotos pois passam tão rápido, mas mesmo com as sugestões para que eu dormisse enquanto ele dormia, no inicio eu não conseguia por achar que caso ele precisasse de mim eu não o ouviria, ledo engano, afinal essa é uma teclinha que é acionada até mesmo antes deles acordarem qualquer barulinho diferente já estamos a postos e caso não tenha barulhinho tb estamos, por isso tente descansar sim pois isso fará bem tanto para vc quanto para a Manu. Quanto aos auaus não tenho experiência no assunto, mas pelo que leio esse é um comportamente até esperado né, afinal eles reinavam por aí né...
    Agora amiga, outra coisa peça ajuda sei que seu esposo está trabalhando muito, mas as vezes nós temos o grande defeito de achar que só nós fazemos as coisas direito e tal, então acabamos por ficar estressadas, cansadas e isso não é nada bom para nós e principalmente para os nossos pequenos... por mais que sejamos mulheres (faz tudo) essa é uma área que ainda é novidade pois somos marinheiras de primeira viagem

    ResponderExcluir
  9. Agora estou eu aqui, seguindo para a segunda aventura, Calebe deve nascer no final de setembro ou inicio de outubro, será que vai ser diferente... em meu coração acho que não afinal será uma adaptação com outro serzinho amado...
    Um grande beijo e repito vai passar essa fase. Te cuida tá...


    Ah acho que o outro post eu não terminei direito...

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga....a gente só tem a dimensão mesmo do q é ter um filho, qdo temos!
    Isso é fato!
    Podemos passar a gravidez toda lendo e td mais, mas NADA supera a realidade e o CHOQUE q essa realidade nos traz!
    Não é facil!
    Mas essa fase meio maluca passa, ou pelo menos acalma!

    Beijoooooooooooos amamos vcs!

    ResponderExcluir
  11. mega te entendo !!! ´poucas frases to com Julia no colo. bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Ro,
    Sobre o que você está passando, é absolutamente normal viu,
    Mas você não está sendo você pela metad, fique tranquila,
    Acontece que a rotina mudou e é um processo de adaptação. Logo ela espaçará as mamadas, chorará menos, comerá em horários certos, e você irá se acostumar com os novos afazeres.
    E sabe, a gente só percebe que é fácil cuidar de um, quando estamos com dois, e como é fácil cuidar de dois, quando estamos com três. Mas nunca, nunca é demais, porque temos muito amor no coração que nos permite mostra-lo em pequenas sutilezas.
    O Kindim e a Cacau serão sempre eternos "bebês", sem "amadurecimento", diferente de crianças, o que tornará sua adaptação diferente, mas nada fora do comum.
    Fique tranquila, e procura colocar música no ambiente que tragam alguma objetivo: por exemplo, está estressada, coloque uma música bem calminha pra todos ouvirem e respire. Está animada, coloque uma música mais animada ainda, que reflita seu estado e te mantenha nesse pique. Comigo dava certo.
    E outra, aprenda a ligar o botão "paz interior". Funciona assim: você acorda (ou nem dorme rs), e tudo tá no avesso (a casa, os filhos, a louça...) e pense no que você precisa para viver aquele dia (comida, ar, sua filha, tv...), e pronto, "aperte o botão", e aprendar a sentar no sofá cheio de roupa pra dobrar, aprendar a pegar um copo limpo pra usar, mesmo tendo 10 na pia pra lavar, aprenda a dar mama e assitir um programinha que você gosta, ou então ouvir uma música, e aprenda a dormir com a casa bagunçada, pois é a sua casa, é o seu momento, e se Deus quiser, no outro dia você vai estar mais disposta e as crianças irão colaborar mais!!!
    Fica aqui minha contribuição!!

    aH, vai estar em SJC nas próximas duas semanas? Saio de férias, podemos nos ver!!!

    Bjocas!
    E boa sorte!
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  13. Ro, minha amiga que saudade!!!
    1º vc nunca será metade de nada ok
    2º é normal tudo isso..... quantas vezes eu falei isso pra vc?
    3º Agora que eu consigo fazer alguns planos da gravidez....
    4º Vc é a melhor mãe que a Manu e o kindim e cacau poderiam ter
    não se cobre tanto
    passa tudo tão rápido que não tem graça, aproveite ao máximo e o que não der pra fazer esqueça.......
    Li esse blog e pensei em vc - http://familylifeinfife.blogspot.co.uk/
    beijos
    Te amo e to com saudade

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe um recadinho. Sua opinião é importante para mim e eu adoro quando você comenta! =)