Páginas

Esta foi a maneira que encontrei de dividir com vocês minhas alegrias, emoções, meus anseios, dúvidas, questionamentos,.. enfim, dividir um pouco de mim, afinal, ser mulher, mãe e esposa, não é fácil e eu não vim com manual de instruções!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pronto Socorro Hospital Municipal de São José dos Campos

POR FORA BELA VIOLA, POR DENTRO PÃO BOLORENTO!




Hoje levei minha vó de 87 anos para o Pronto Socorro do Hospital Municipal de São José dos Campos, com sintomas de derrame (boca torta e dificuldades na fala). Pensei neste hospital por ser o maior Pronto Socorro da cidade e por isso oferecer mais recursos caso fosse preciso e foi mesmo. Ela foi atendida de pronto e após passar pela triagem, já foi encaminhada para um clinico. Após ver os sintomas ela fez uma tomografia da cabeça e realmente era um princípio de AVC. Resultado: Teve que ficar internada a princípio em observação.
Quando minha tia ficou sabendo da internação, me disse que iria buscar roupas e cobertores para que elas pudessem ter uma melhor "estadia" no hospital, então, ela foi com a Manuela e minha sogra e eu fiquei com minha vó aguardando sua internação. Após quase 1h de espera, fui até a sala da triagem perguntar se era lá mesmo que deveríamos aguardar e depois de ser muito bem atendida pela enfermeira, recebemos a informação de que estava sendo feita a troca de plantão, mas que sua ficha já estava pronta e só faltava preparar seu leito na ala Verde. Na hora até brinquei com ela dizendo: "Vó, será que no seu quarto tem televisão? quero ver as "Empreguetes"! E internet sem fio? Será que tem?" 
Pouco tempo depois ela foi chamada e pediram para que ela fosse até o banheiro e colocasse a camisola do hospital. Até ai, esta tudo lindo, mas quando fomos ao banheiro a falta de respeito a dignidade dos cidadãos começou.
O banheiro é utilizado por homens e mulheres. Ele cheira pior que banheiro de bar de beira de estrada, sabe aqueles mais fuleiros e nojentos??? Era assim que o banheiro cheirava. Tive nojo até de pisar naquele chão! Gente! Era um banheiro de HOSPITAL! Fora isso, minha vó de 87 anos (vamos combinar que ela não é mais uma jovenzinha, apesar de ser bem forte para a idade) não tinha uma escada para subir na maca e a enfermeira encontrou uma cadeira de plástico que foi seu auxilio para subir na maca outro detalhe: a roda da maca não travava e minha vó não conseguia levantar uma das pernas (devido ao AVC) para subir na maca. Ela também ficava preocupada de ficar com as pernas abertas por ter "homens" perto (não tem nem como recriminá-la, afinal, ela tem 87 anos e é cheia de pudores). Depois de muito custo conseguimos coloca-la um pouco de mal jeito, mas conseguimos que ela ficasse na maca e assim que a enfermeira saiu, minha vó começou a chorar, dizendo que se Deus tivesse misericórdia dela, não permitiria que ela morresse ali. Gente, nesses meus 30 anos de vida, não me lembro de ouvir minha vó reclamar dessa maneira!
Como se não bastasse tudo isso, descobrimos que nosso "quarto" não tinha TV porém, um filme de terror e descaso estava acontecendo ali mesmo e nós também fazíamos parte dele. A ala Verde, na verdade era um salão bem grande, com aproximadamente 30 pessoas, em sua grande maioria idosos, amontoados lado a lado, cada um com uma patologia diferente e os acompanhantes ficavam ali em pé, nos pés ou na cabeceira da maca, já que ao lado era impossível pois a distância entre uma maca e outra não era de 30cm.
Por um momento eu até pensei: " Ah! o hospital deve estar com super lotação!" Mas não! Quando mudaram a maca da minha vó de lugar, vi que no chão estava demarcado de verde, igual estacionamento, o lugar das macas. 
Comecei a reparar a data de chegada dos pacientes e vi que haviam pessoas que chegaram dia 13/07/2012, ou seja, há 6 dias e ainda não haviam ido para um local com um minimo de decência para cuidar de sua saúde! 
Agora eu pergunto: Quando o familiar de um Prefeito, Vereador, Deputado,...  precisa de atendimento médico, ele vai pra onde??? Lógico que para um hospital particular! Mas eles podem né, afinal, pagam convênio! E as pessoas que não podem pagar convênio porque recebem um salário mínimo, que além de ser uma miséria, também pagam impostos altíssimos ao governo??? Elas não tem direito á um atendimento digno??? 
Nós Brasileiros, ficamos tão preocupados com um time que ganha um título, em sediar uma Copa do Mundo, em festejar o Carnaval e esquecemos que a saúde desse país não é de graça. Nós pagamos e um preço muito alto por ela! Preço alto em todos os sentidos, afinal, quando precisamos de atendimento digno e de qualidade, somos "amontoados" em um salão, expostos a todos os tipos de doenças, sem um mínimo de respeito.
A única coisa que não tenho a reclamar é sobre o atendimento enquanto EU estava como acompanhante da minha vozinha. Percebi que a grande maioria dos profissionais estavam muito dispostos e exercendo seu trabalhado com muita qualidade (de acordo com as possibilidades)

O Hospital em questão, foi reformado recentemente e ficou uma fachada linda! Porém só a fachada! A parte interna, onde realmente interessa aos doentes, esta um lixo! É como minha mãe sempre diz: "por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento!"

Só espero que minha vó saia o quanto antes daquele lugar e que o quanto antes, aquele salão da ala Verde, seja extinto, com a ampliação dos leitos, para que um dia, tenhamos orgulho da saúde na nossa Cidade. Enquanto isso, sugiro que nossos políticos e seus familiares, façam o uso do Pronto Socorro do Hospital Municipal de São José dos Campos, para sentirem na pele como é ver um ente querido sendo tratado como uma coisa amontoada!

2 comentários:

  1. Imagino sua revolta e indignação, não é para menos!!! Desejo que sua vó se recupere logo e possa voltar para casa!!

    bjos,
    http://buscandoamaternidade.blogspot.com.br/?zx=43d16cf2913f0710

    ResponderExcluir
  2. Olha Ro não li o post inteiro por que o Pedro não tá deixando, mas li mais ou menos... um dos maiores motivos de ter saido de Itu foi que, apesar da cidade ser maravilhosa pra morar, o quesito médico hospitalar era terrivel, mesmo nos melhores lugares.... parece ser coisa de interior...
    beijos
    melhoras para a avó!

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe um recadinho. Sua opinião é importante para mim e eu adoro quando você comenta! =)