Páginas

Esta foi a maneira que encontrei de dividir com vocês minhas alegrias, emoções, meus anseios, dúvidas, questionamentos,.. enfim, dividir um pouco de mim, afinal, ser mulher, mãe e esposa, não é fácil e eu não vim com manual de instruções!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Intolerância a lactose ou Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV)

Ai ai... definitivamente a vida de Pai e Mãe não é aquele mar de rosas que passam nos comerciais da televisão.

Desde de sempre eu tenho uma certa preocupação com a alimentação da Manuela e se realmente for confirmado que ela tem APLV, estarei certa que "intuição de mãe" realmente existe! Eu sempre suspeitei desta "intuição", pois as vezes estava um sol danado, céu limpinho e minha mãe dizia quando eu ia sair: "_Filha, leva casaco  que vai esfriar" Oi? Como assim esfriar mãe? Deu na previsão do tempo que vai ficar muito calor, que devemos no hidratar e que não tem precisão de frente fria! e saia sem levar blusa. O que acontecia???? Fazia um frio danado e eu era obrigada a ouvir: "_Não disse pra levar casado porque ia esfriar???" Aff! Sempre isso acontecia e na verdade ainda acontece! rs

Voltando a alimentação da Manuela...
Enquanto ela mamava só leite materno, era tudo lindo! Tudo começou a complicar quando iniciei as frutas. Comecei com a banana e sempre que dava ela vomitava muito, tinha até que ir ao hospital por isso, mas sempre que eu mencionava aos pediatras eles diziam: "_não tem relação com a banana! Pode dar até nanica que não tem problema! É virose!" Então a Manuela começou a ganhar pouco peso. "_é normal! Ela esta crescendo! Agora ganha menos peso!" e a família dizia: "_Você é muito fresca!" "_tem que dar Mucilon!" "_minha filha comeu chocolate com 7 meses e não morreu!" e blá blá blá! Mas eu sempre soube que havia algo errado com alguma coisa que ela comia, mas não sabia identificar o que!
Fomos a alergista por causa da banana, e ela confirmou que poderia ser alergia, intolerância ou que ela apenas ainda não tinha as enzimas para digeri-la. Parei com a banana definitivamente e acreditem, ela não teve mais episódios de vômitos. 
Depois de 8 meses de vida, comecei a trabalhar com meu esposo no escritorio por meio periodo e ela ficou em casa com minha tia. Comprei fórmula e ela aceitou bem, porém, começou a ter diarréia, assaduras incuraveis, aumentou a coriza, chiado no peito, começou a ficar irritada, deixou de dormir a tarde e seu sono noturno ficou muito mais agitado. Eu jamais imaginei que poderia ter algum tipo de ligação com a fórmula. Somente após alguns meses eu comprei uma lata de Nan sem lactose e para minha surpresa a diarreia diária praticamente em todas as trocas, cessou em menos de 24h, as fezes ficaram um pouco mais pastosas e no máximo duas vezes por dia, mas eu ainda não estava tranquila.
O pediatra solicitou exame de sangue para saber se ela tinha alergia alimentar e o que mais demonstrou resultados foi o de "alimentos infantis", mas o pediatra disse não ser um valor tão relevante e que tudo estava bem, mas a encaminhou para um Gastro Infantil. 
Mas uma vez minha "intuição de mãe" não ficou satisfeita e marquei outra consulta com a Alergista que foi ontem. Ela também ressaltou o resultado dos "alimentos infantis" e devido a todos os sintomas que a Manuela apresenta ela concluiu que não é Intolerância a lactose e sim a Proteína do Leite. Na verdade ela disse que a APLV não aparece no exame de sangue e só saberíamos com certeza se fizemos "testes alimentares" e me deu uma lata de Neocate.
Ontem fiz a primeira experiência com o leite novo, mas a Manuela ficou com ânsia de vômito e não tomou. Agora de manhã ela mamou no peito e depois fiz uma mamadeira com o leite batido com maçã, mas ela não curtiu também. Vou insistir mais vezes, pois ela tem ficado com outras pessoas quando preciso sair e assim ela fica mais calma. Se não der certo temos a opção do leite de soja e uma outra fórmula que não me lembro o nome.
Espero muito descobrir se realmente é a Proteína do Leite de Vaca que traz esses sintomas a minha pituquinha, pois para uma mãe, não existe coisa pior que do ver seu filho com diarreia, vômitos, irritabilidade entre outros.

Vou compartilhar uma imagem para quem sabe ajudar algumas mães a uma criança que possivelmente tenha APLV.


(Tirei de um grupo que participo no face. Não pedi autorização e espero que elas não fiquem chateadas comigo, pois minha intenção foi ajudar outra mães!)

Só pra não perder o costume um merchat do meu trabalho! hihihihih

www.mimosdeanjo.com.br


Bico de Pato Valentina - R$:3,50 + frete



É isso pessoas! Vamos lá!

Com carinho,

Roberta
"nosso amor é como o vento: não posso ver, não posso tocar, mas posso sentir!"


4 comentários:

  1. Tomara que logo, logo vcs encontrem a causa real das diarreias e vômitos da sua pequena. O diagnóstico correto e precoce faz muita diferença!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Ro que aperto no coração.....melhoras para a pequena !

    ResponderExcluir
  3. Meu leite secou e tive que desmamar minha filha, ela está com 11 meses, dei leite de caixinha pra ela e ela aceitou super bem... Dps de uma semana, ela começou uma diarréia q nunca acaba, assaduras e o corpo dela ficou todo cheio de calombos, ela coça muito o nariz, não dorme direito e hj, acordou com um olho muito inchado
    Tenho uma consulta agr a tarde com o pediatra, vamos ver oq ele diz ��

    ResponderExcluir
  4. Julieny, espero que se for realmente APLV seja um diagnostico eficaz e rapido. Hoje esta bem mais facil lidar com esse tipo de alergia.
    Boa sorte e depois volte para me contar o que aconteceu ta?

    Beijocas

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe um recadinho. Sua opinião é importante para mim e eu adoro quando você comenta! =)